Síndrome de esgotamento emocional para profissionais de saúde

Síndrome de esgotamento emocional para profissionais de saúde

Ouça o paciente, aproveite a essência do problema, faça o diagnóstico correto, prescreva tratamento e muitas vezes também console, suporte – vamos pensar sobre o quanto esperamos de médicos e equipe médica … vamos falar sobre o esgotamento emocional nisso área e como resolver este problema.

Síndrome de Burnout Emocional, ou CEV, é um termo usado para descrever a exaustão psico -emocional, extremamente fadiga que ocorre com a exposição do estresse crônico no trabalho.

Sinais e causas de esgotamento profissional

Pela primeira vez, o termo foi introduzido pelo psicólogo americano Herbert Freudenberger em 1974. E mais tarde, em 1986, os cientistas Maslach e Jackson sistematizaram as características descritivas da síndrome e desenvolveram um questionário para sua avaliação quantitativa. Segundo os pesquisadores, o SEV é caracterizado por um grupo de sintomas:

A despersonalização é a incapacidade de perceber os outros como uma pessoa e aceitar seu direito às emoções, o desconforto do interlocutor;

Redução de realizações pessoais – depreciação dos próprios sucessos, perda de zelo ao trabalho, perda de motivação.

Simplesmente falando, o esgotamento está relacionado ao estresse de trabalho, o que por algum motivo não foi efetivamente superado. Absolutamente qualquer especialista está sujeito a este estado. No entanto, há um círculo de esferas profissionais que estão em uma zona de risco aumentada: enfermeiros, médicos,

professores, assistentes sociais – quase tudo cujas atividades estão relacionadas à comunicação regular com as pessoas.

No entanto, mesmo nesta lista, a equipe médica compõe um grupo de risco especial por vários motivos.

Contatos sociais nos quais os trabalhadores médicos estão envolvidos, sugerem um alto nível de estresse emocional – os médicos enfrentam fortes experiências de pacientes, de uma maneira ou de outra, eles são forçados a responder a eles, muitas vezes não tendo a oportunidade de sua própria alta emocional.

O nível de responsabilidade de trabalho dos enfermeiros e médicos é extremamente alto.

Eles não têm como relaxar em uma carga de trabalho intensiva.

As profissões são acompanhadas por um nível insuficiente de reconhecimento, especialmente em relação ao pessoal médio médio e júnior, expresso tanto em equivalente material (remuneração) quanto em psicológico (reconhecimento de pacientes e liderança, status na sociedade).

A totalidade dessas razões muitas vezes leva as pessoas que escolheram essa profissão sob o chamado do coração e de razões humanísticas, a uma sensação de impotência, decepção em si mesmas e na sociedade, um sentimento de falta de sentido de seu trabalho e a perda de motivação para o trabalho. Enfermeiros e médicos que inicialmente têm um desejo sincero de cuidar dos pacientes, deixam de ver as pessoas neles e perder a oportunidade de mostrar empatia.

A relevância do problema

O problema do SEV é global no ambiente médico: no estudo doméstico “características da síndrome emocional do burnout entre os trabalhadores médicos do hospital multidisciplinar”, indica -se que todo segundo médico demonstra sinais de esgotamento emocional. Durante a pandemia, os números aumentaram apenas: o estudo do Gbuz Mo “Bureau of SME” mostra que em 2019 o CEV estava sujeito a 70 a 80% de todos os trabalhadores médicos e internacionais (EUA, Japão, Portugal, China, Itália, Itália ) mostrou 2020, mostrou que 45-55% dos médicos e 60 a 70% de enfermeiros são propensos à síndrome.

Sergey Babin, professor do Departamento de Psicoterapia e Sexologia da Universidade Médica do Norte -Oeste do Estado. E. E. Mechnikova, afirma que, durante o período da pandemia, o problema do esgotamento emocional da equipe médica é especialmente aguda: “Um grande número de regras e padrões infectados, em constante mudança que diminuem de cima, estimulam o crescimento da tensão geral entre os médicos que na verdade são confrontados com a morte e também são forçados a lutar com complicações graves causadas por Covid – 19 “.